top of page

A importância de concientizar

A conscientização sobre o câncer de pele é essencial para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. A falta de informação faz com que muitas pessoas deixem de adotar cuidados básicos, como o uso do protetor solar, além de dificultar a identificação dos primeiros sinais, o que aumenta o risco de complicações e reduz as chances de cura.

Campanhas informativas são fundamentais para combater o estigma, mostrar que o câncer de pele é comum e, muitas vezes, curável quando tratado precocemente. Elas promovem o diálogo, reduzem o medo e incentivam a busca por ajuda médica.

O conhecimento sobre fatores de risco e detecção precoce contribui também para a saúde mental dos pacientes, diminuindo a ansiedade e aumentando a confiança no tratamento. Por outro lado, a desinformação leva ao descuido com hábitos preventivos, como o uso de protetor solar e a realização de exames regulares.

Um site educacional pode ser uma ferramenta eficaz nesse processo, ao oferecer informações confiáveis e acessíveis, por meio de textos, imagens e depoimentos. No entanto, para ser realmente útil, precisa ter ampla divulgação e linguagem clara.

Como afirmou Sócrates: “Só sei que nada sei”, mas, quando se trata da saúde, é fundamental buscar conhecimento. Informar-se é um ato de cuidado e prevenção, essencial para garantir o bem-estar individual e coletivo.

Pela a secretária de saúde de Carlos Barbosa -Roberta Goulart

bottom of page