Cânceres de pele
Informações que podem salvar vidas

Técnica: ABCDE
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele representa 25% de todos os tumores malignos no Brasil. O melanoma, que é o tipo mais grave, corresponde a cerca de 4% dos casos. Quando detectado precocemente, as chances de cura são altas, mas se o tratamento começar tardiamente, a sobrevida diminui devido à alta possibilidade de metástase.
O Dr. Leandro Carvalho Ribeiro, médico do departamento de Cirurgia Oncológica, explica que o melanoma é formado por células que produzem melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. Esse câncer pode surgir tanto em peles saudáveis quanto em sinais escuros.
Para ajudar a identificar alterações suspeitas em manchas e pintas, foi criada a regra ABCDE, que avalia quatro características importantes:
-
A (Assimetria): A lesão tem formato irregular, sem simetria.
-
B (Bordas): As bordas são irregulares ou mal definidas.
-
C (Cor): A lesão apresenta cores variadas, com diferentes tonalidades ou áreas sem pigmento.
-
D (Diâmetro): A mancha tem mais de 6 milímetros de tamanho.
-
E (Evolução): Se a mancha alterar, como por exemplo o seu tamanho.
Essa regra ajuda na detecção precoce do melanoma, aumentando as chances de tratamento eficaz.
Identificação

A
- A mancha ou pinta tem formato irregular, ou seja, um lado é diferente do outro, sem simetria.

B
As bordas da lesão são irregulares, mal definidas, serrilhadas ou borradas,- diferente das bordas lisas e bem delimitadas de pintas comuns.
Fonte: Instituto de Câncer DR. Arnaldo

Fonte: Instituto de Câncer DR. Arnaldo
- A cor da mancha é variável, apresentando diferentes tonalidades de marrom, preto, vermelho, branco ou até áreas sem pigmento.
C

D
O tamanho da mancha ou diâmetro é maior que 6 milímetros (aproximadamente o- tamanho de uma borracha de lápis), embora melanomas possam ser menores.
Fonte: Instituto de Câncer DR. Arnaldo

Fonte: Instituto de Câncer DR. Arnaldo
E
- O tamanho da mancha é maior que 6 milímetros (aproximadamente o tamanho de uma borracha de lápis), embora melanomas possam ser menores.
Fonte: Instituto de Câncer DR. Arnaldo
A observação atenta desses sinais é fundamental para a detecção precoce do melanoma, o que pode elevar consideravelmente as chances de cura. Diante de qualquer alteração suspeita em pintas ou manchas na pele que apresentem essas características, recomenda-se procurar avaliação médica especializada com um dermatologista o quanto antes.